terça-feira, 30 de abril de 2013

Qual a maior estrela já descoberta pelo homem?

A maior estrela já descoberta pelo homem é a VY Canis Majoris (ou VY cma). Ela fica a 5 anos luz da Terra e possui 2,9 bilhões de km de diâmetro ( seu porte é de 1800 a 2100 vezes maior do que o Sol. Podem haver estrelas maiores, já que conhecemos apenas 70 septilhões de estrelas.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pergunta!!!

Qual foi o pintor que pintou mais quadros??

Vento solar


Ventos solares são 1 milhão de toneladas de matéria que o Sol ejeta a cada segundo. Ela é formada pelos elétrons e núcleos de átomos de elementos abundantes na estrela, como hidrogênio e hélio. Acelerados pelo calor solar, eles escapam do seu campo gravitacional. "Esse turbilhão tem um campo magnético próprio que interage com o da Terra e, assim, acaba afetando o nosso planeta", diz o astrônomo Enos Picazzio, da USP. Durante as explosões solares - quando partes da estrela emitem mais radiação que o normal -, o fenômeno pode interromper sinais de rádio e confundir o vôo de aves que se orientam pelo campo magnético terrestre. Outras manifestações dessa força são as auroras austral e boreal, belos arcos de luz que se formam no céu das regiões polares e a porção brilhante do rabo dos cometas. O vento solar, por fim, percorre uma distância igual a 20 vezes a que separa a Terra do Sol. Depois, esfria e dissipa-se entre as estrelas.
original-9 Aurora boreal

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como se formam os raios


Para que surjam raios, é necessário que, além das gotas de chuva, as nuvens tenham em seu interior três coisas: cristais de gelo, água quase congelada e granizo. Tais elementos se formam na faixa entre 2 e 10 quilômetros de altitude, onde a temperatura fica entre 0 ºC e -50 ºC. Com o ar revolto no interior da nuvem, essas coisas são lançadas pra lá e pra cá, chocando-se umas contra as outras. Com isso, acabam trocando de carga entre si: algumas vão ficando cada vez mais positivas, e outras, mais negativas. Os mais pesados, como o granizo e as gotas de chuva, tendem a ficar negativos.
Por causa da gravidade, o granizo e as gotas de chuva se acumulam na parte de baixo, que vai concentrando carga negativa. Mais leves, os cristais de gelo e a água quase congelada são levados por correntes de ar para cima, deixando o topo mais positivo. Começa a se formar um campo elétrico, como se a nuvem fosse uma grande pilha. Essa dupla polaridade da nuvem é reforçada ainda por dois fenômenos físicos externos a ela. Acima, na região da ionosfera, os raios solares interagem com moléculas de ar, formando mais íons negativos. No solo, por outro lado, diversos fatores contribuem para que a superfície fique eletricamente positiva. Essa polarização da nuvem cria um campo elétrico descomunal: se as redes de alta tensão têm cerca de 10 mil W (watts) de potência, no céu nublado a coisa chega a 1 000 GW (gigawatts). Tamanha tensão começa a ionizar o ar em volta da nuvem - ou seja, ele passa de gás para plasma, o chamado quarto estado da matéria.
Começa então a se formar um caminho de plasma em direção ao solo. Por ter elétrons livres, o plasma é um bom condutor de eletricidade. Com isso, acaba fazendo a ponte até a superfície para que a tensão da nuvem possa ser descarregada. Enquanto o tronco principal desce rumo ao solo, surgem novos ramos tentando abrir passagem. Quando um tronco principal está próximo do solo, começa a surgir uma massa de plasma na superfície. Essa massa vai subir até se conectar com o veio que desce e, então, fechar o circuito. É por isso que, se alguém estiver perto de onde o fenômeno está rolando, vai perceber os pelos do corpo se eriçando. Quando o caminho se fecha, rola uma troca de cargas entre a superfície e a nuvem e temos o relâmpago! A e faísca é fruto do aquecimento do ar, enquanto o barulho do trovão vem da rápida expansão da camada de ar. Desde o surgimento do tronco de plasma até  o corisco, se passa apenas cerca de 0,1 segundo.

terça-feira, 23 de abril de 2013

O que é antimatéria?

Ela é o inverso da matéria, composta por antipartículas, que tem a mesma característica das partículas, ou seja, massa e rotação. Porém, sua carga elétrica é contrária, como o antielétron (ou pósitron) que é positivo e o antipróton, que é negativo.
O conceito da antimatéria foi proposto pelo físico Paulo Dirac, no ano de 1928. Ele revisou a equação E=mc2. Ele considerou que a massa também pode ser negativa. Assim, a equação ficaria: E= + ou - mc2. Com base nessa teoria, ele passou a estudar mais afundo isso, descobrindo uma fonte de energia com 100% de aproveitamento.


Experiência

Como fazer fogo "colorido".
Material:

  • Giz colorido;
  • Sal;
  • Álcool;
  • Fósforos;
  • Copos.
Como fazer (com o giz):

  1. Deixe o giz mergulhado em álcool durante uma hora;
  2. Coloque o giz no fundo de uma latinha de refrigerante ( cuidado para não escolher um local com fácil risco de incêndio)
  3. Acenda o fósforo e coloque fogo no giz.
Como fazer com o sal:

  1. ponha um pouco de álcool no fundo uma latinha de refrigerante;
  2. Acenda o fogo;
  3. Jogue o sal.

sábado, 20 de abril de 2013

Qual foi a batalha antiga mais heróica?

A batalha mais heróica foi a batalha de Termópilas (a mesma que se passa no filme 300), ela ocorreu na Grécia em 480 a.C. Dados sobre os guerreiros:
Exército: Persa
Quantidade de guerreiros: 300 mil
General: Rei Xerxes.
Exército: espartanos
Quantidade de guerreiros: 300
General: Rei Leônidas
  Os Persas queriam conquistar a Grécia e incendiar a cidade de Atenas por vingança. O Xerxes, dono do maior império em 480 a.C. "caminhou sobre as águas" para a batalha. Ele juntou barcos velhos e fez uma ponte para não ter de passar por várias cidades e desgastar seu exército. Os gregos decidiram realizar a batalha no estreito de Termópilas, para conseguirem resistir ao grande exército. A batalha durou três dias e terminou com a morte dos espartanos. Mesmo com o sacrifício dos espartanos, o grande número de  mortes no exército persa causou uma séria desvantagem depois. Com os 300 espartanos se sacrificando na batalha, os outros exércitos estavam se reunindo para enfrentar Xerxes em uma batalha que duraria 12 anos, e com a vitória dos gregos.

domingo, 14 de abril de 2013

Como as hidrelétricas funcionam?


O princípio mais básico é usar a força de uma queda d'água para gerar eletricidade. As usinas possuem uma turbina gigantesca, que assemelha-se a um catavento, que é impulsionado pela pressão que a água causa, ao girar elas acionam geradores.
No nosso país as hidrelétricas são nossa principal fonte de energia. O apagão que houve há um tempo atrás foi causado pela falta de chuva, o que causou uma redução no volume de água , gerando assim uma pressão menor.

hj8-hidreletrica

Fontes: revista mundo estranho.

Para vocês responderem! kkkk


  1. Se hoje está 0°, e amanhã vai fazer o dobro de hoje quantos graus irá fazer amanhã?
  2. quanto é 1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1+1 X 0 X 1+1?

Astronomia

Assistam!

http://www.youtube.com/watch?v=17jymDn0W6U&noredirect=1

Qual a cobra mais venenosa do mundo?

A cobra mais venenosa do mundo é a cobra taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus). Ela só pode ser encontrada na Oceania.
Ela possui veneno suficiente para matar 100 homens de altura mediana com somente uma picada.
No Brasil, a mais peçonhenta é a coral verdadeira (Micrurus sp.), parente da taipan. As duas pertencem a Família Elapidae, que possui 240 espécies peçonhentas em todo o globo, com a exeção da Europa e dos polos.
Estima-se que ocorram anualmente 1 a 2 milhões de acidentes com humanos e cobras. Sendo que 50 mil resultam em morte.
As cobras peçonhentas são divididas de acordo com a ação de seu veneno em três grupos:
Primeiro grupo:
  • O veneno age no sistema nervoso periférico, causando parada respiratória. Ex: taipan e coral.
Segundo grupo:
  • Toxinas que provocam distúrbios na coagulação do sangue e provocam necrose local. Ex: víboras.
Terceiro grupo:
  • Veneno miotóxico, causando destruição das fibras musculares e insuficiência renal. Ex: serpentes marinhas.
Fontes: revista mundo estranho.

Qual é o ácido mais forte já descoberto pelo homem?

O ácido mais forte já descoberto por nós é o fluorantimônico. Ele consegue superar o ácido sulfúrico 100%. Ele é o resultado da mistura de fluorídrico e pentafluoreto de antimônio, sendo considerado o mais forte entre os superácidos.

sábado, 13 de abril de 2013

Manchas solares

Elas foram vistas pela primeira vez pelo astrônomo Galileu, no século XVII. Seu estudo e o de outros cientistas na época, permitiu saber que o Sol possui um movimento de rotação diferenciado. Porque dependendo da latitude, a velocidade de deslocação das manchas se altera. Elas correspondem a zonas mais frias, por isso são mais escuras, que resultam da ação do campo magnético. A presença do campo magnético impede a circulação de gás.
Elas costumam surgir em pares, e seu raio costuma ser de 750 km,mas já foram observadas algumas com 75000 km de raio, sendo muito superior ao da "esfera" terrestre que é de 6000 km.

Elas nos permitem estudar o ciclo solar. Sua quantidade varia em períodos de cerca 11 anos terrestres, alternando entre períodos de fraca atividade solar e alta atividade solar.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Qual o elemento químico mais abundante no universo?

É o hidrogênio (representação H- n° atômico 1- peso atômico 1). Ele representa 3/4 da matéria conhecida como elementar, além de ser o combustível principal na formação das estrelas. Ele surgiu durante o famoso Big Bang, sendo também um dos elementos mais simples já encontrados pelo homem. Ele possui somente um próton (carga positiva) e um elétron (carga negativa). Estima-se que apenas 10% dos átomos presentes no universo não sejam de hidrogênio.

Astronomia

Para os que gostam de astronomia, aqui vai uma série de fotos que o satélite Hubble tirou:Supernova 1987A: Halo for a Vanished Star supernova.Spiral Galaxy NGC 4911 in the Coma ClusterGaláxia espiral NGC 4911 em Coma Cluster.
Caso queiram ver mais acessem http://hubblesite.org.

O que o cigarro causa no organismo


Para os fumantes (principalmente) lerem isso:
O cigarro pede causar aproximadamente 50 doenças diferentes, principalmente câncer. Ele contêm substâncias como arsênio, rádio, chumbo e plutônio. A fumaça também inalada na combustão, ajuda a provocar câncer de pulmão, piorar o risco e causar várias outras.
Em cada tragada o fumante inala mais de 4700 toxinas. A pior é a nicotina, que faz o consumidor inalar as outras, a segunda é o CO, que reduz a circulação de sangue, e a terceira é o alcatrão, reunindo vários cancerígenos. Todo câncer possui ligação com o alcatrão. 90% dos casos de câncer de pulmão são de fumantes no Brasil.
Se o fumante ficar sem fumar por:
  • 20 minutos: pressão e pulsação se normalizam;
  • 2 horas: não há mais nicotina circulando no sangue;
  • 8 horas: o nível de oxigênio circulando no sangue se normaliza;
  • 2 dias: a sensibilidade retorna ao paladar;
  • 3 semanas: respiração fica mais fácil e circulação melhora;
  • 5 a 10 anos: o risco de infarto passa a ser igual a de um não fumante.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Você sabia??

Você sabia que Darwin adorava montar nas tartarugas de Galápagos e depois come-las?

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sua vez!

Comente algo interessante ou pergunte sobre algo! Se ele for escolhido, será publicado no blog!

Sugestão de leitura



Para os que querem saber mais sobre pessoas bem famosas (que já morreram), recomendo a série de livros mortos de fama. Talvez só seja possível achar livros desta série no site da Cia. das Letras.












































O que é chuva ácida?



É um dos problemas ambientais mais sérios atualmente. Sendo causado pelos gases tóxicos liberados na queima de combustíveis (como o carvão e o petróleo). Depois que as chaminés das indústrias e os escapamentos dos carros liberam no ar a sujeira da combustão, parte da poluição reage com o vapor da água e outros componentes atmosféricos. Nisso, os gases poluentes viram ácidos e caem na terra misturados com as gotas de chuva, neblina e etc. A acidez da chuva vem daí. Ela pode destruir florestas, acabar com os nutrientes do solo, acabar com a vida na água e prejudicar a nossa saúde. 

terça-feira, 9 de abril de 2013

Experiência


Essa é uma experiência que estou fazendo para criar um liquido fosforescente.
Para fazer é simples: 
1 copinho
Álcool 
Uma folha verde
Como fazer
Coloquem um pouco de álcool no copinho ( o suficiente para cobrir o fundo)
Pique a folha e jogue-a dentro do copo
Espere muito tempo ( talvez alguns dias) até ela ficar completamente incolor.
Após isso, retire-a do copo e coloque o copo no sol, mas tente colocar um plástico transparente por cima para não evaporar e retire a noite.

Você sabia??

Para aqueles que querem saber mais sobre Charles Darwin, aí vai uma curiosidade: ele adorava montar nas tartarugas gigantes enquanto esteve em Galápagos.

domingo, 7 de abril de 2013

Outros sites/ blogs para visitarem

Este é o endereço do blog do meu tio-avô: http://josejustino.blogspot.com.br/?m=1
Confiram!

Para vocês responderem!

Qual a nacionalidade de Albert Einstein?

Você sabia??

Você sabia que os planetas Vênus e Urano giram no sentido oposto aos outros planetas?
Esse fenômeno acontece porquê há cerca de 4,5 bilhões de anos, houve uma "turbulência" nas nuvens que dariam origens a esses planetas, o motivo foram as colisões de pedaços que iriam formar estes dois planetas.

Sugestão de leitura

Para os que adoram uma aventura ou gostam de mitologia, eu recomendo o livro "Odisséia de Homero para jovens". É muito bom.

Sugestão de leitura

Um livro para os que gostam de ciência é "O livro do cientista"
Autor: Marcelo Gleiser.

Sugestão de leitura

Sugiro que leiam o livro O Código da Vinci! É muito bom, ele é um pouco chato até chegarem ao museu, depois começa a verdadeira aventura!
Gênero: policial.

Introdução

Este blog foi feito para mostrar curiosidades, experiências simples e sugestões de leitura. Também haverá espaço para vocês fazerem perguntas!