segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Matemático tenta prever as próximas mortes em Game of Thrones

Eu até avisaria que este post contém spoilers, porém, não acho que nenhum destes personagens morrerá (bom, torço por isso, principalmente pelos Stark).

Quer saber o que pode acontecer na próxima temporada de Game of Thrones? Então lá vai: Arya eMelisandre devem morrer em breve. As notícias para Jon Snow também não são boas: até o fim da série, há uma grande possibilidade do bastardo ser morto. São essas as previsões do matemáticoRichard Vale, da Universidade de Canterbury.
Para chegar a esses chutes, Vale criou um modelo matemático baseado nos primeiros cinco livros da série Song of Ice and Fire, que deram origem ao seriado. A ideia é simples. Cada capítulo écontado do ponto de vista de um personagem. E Vale usou o número de capítulos dedicados a cada personagem para criar um modelo que prevê quantos capítulos cada um deles deve protagonizar nos dois futuros livros. Ou seja: se o anão tiver sido o narrador de vários capítulos até agora, é provável que ele ainda protagonize outros capítulos inteiros.
E daí? Bem, segundo o modelo de Vale, quanto mais capítulos um personagem protagoniza, menor o risco de morte dele. É por isso que Jon Snow pode morrer ao final do sétimo livro: ele tem quase 70% de chances de não narrar nenhum capítulo… Arya e Melisandre correm um forte risco de morrer ainda antes: no sexto livro.
Mas, antes de você se lamentar pelas mortes, fique sabendo que nem o próprio Vale bota fé nessas previsões. Até por que o modelo prevê que alguns personagens já mortos irão narrar alguns dos futuros capítulos. “Em média, as melhores previsões são obtidas por uma combinação do modelo com o senso comum”, escreve Vale. “Aqui nós focamos no modelo e deixamos o senso comum para trás”.
Tá aliviado? Então conta aí: qual deverá ser a primeira baixa da próxima temporada de Game of Thrones?
Se for postar SPOILER nos comentários, avisa, tá?
Retirado da Super Interessante( exceto a parte em itálico e a imagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário